Conheça o sistema Fotovoltaico de auto-consumo!

O auto-consumo fotovoltaico está ao dispor de particulares e empresas que pretendam produzir a sua própria energia. Requer a utilização de painéis solares fotovoltaicos para produzir energia e, desta forma, é possível consumir a energia eléctrica produzida na sua própria casa ou empresa.

É uma forma de produção de energia limpa e amiga do ambiente, já que apenas passa por aproveitar a energia do sol que entra diariamente pelas nossas janelas. Como o nosso país tem bastantes horas de sol diárias, os painéis solares fotovoltaicos são uma realidade facilmente concretizável.

O auto-consumo fotovoltaico responde às necessidades de quem tem consumos de energia significativos durante o dia.

Em Portugal, o auto-consumo fotovoltaico é regulamentado pelo Decreto-Lei nº 153/2014, de 20 de Outubro e as Portaria nº 14/2015 e Portaria nº 15/2015, ambas de 23 de Janeiro. Até estas datas, a energia produzida pelos sistemas fotovoltaicos não podia ser utilizada para benefício próprio.

A energia tinha que ser injectada e vendida à rede, obrigatoriamente. Com esta alteração da legislação, cada consumidor pode agora optar por consumir a energia produzida.

O mercado ajustou-se à legislação e disponibiliza actualmente kits fotovoltaicos para auto consumo modulares. Os kits de auto-consumo apresentados com potências que variam entre 250W e 1500W (kits compostos por 1 a 6 painéis), adaptam-se às necessidades das famílias e das empresas.

Até estas potências não é necessário efectuar qualquer registo nem pagar taxas. Potências maiores obrigam o consumidor a efectuar registo e a pagar a respectiva taxa.

O auto-consumo fotovoltaico pode ter ou não recurso a baterias.